FEBRABAN e ASBAN fazem alerta: Dicas para não cair em golpes no Dia dos Namorados
Comemorado em 12 de junho no Brasil, no dia dos namorados muitos casais trocam presentes. E, por isso mesmo, a data é atrativa para criminosos que elaboram golpes para processos de compras no varejo.
Assim, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) elaborou dicas para quem vai a lojas físicas ou virtuais ficar atento e evitar que a celebração vire dor de cabeça.
Os criminosos usam perfis falsos com ofertas tentadoras de produtos mais baratos, promoções para ganho de pontos e milhagens e falsos recadastramentos de segurança, para obter vantagem financeira direta ou mesmo como artifícios para a captura de dados dos clientes. Também por e-mails falsos, ligações e mensagens, eles podem se passar por empresas e pedir números de cartões e dados bancários das vítimas.
Com estas informações em mãos, os bandidos fazem transações, burlam bloqueios de segurança, desbloqueiam novos cartões e realizam a confirmação de dados pessoais da vítima.
A população tem um comportamento de segurança no mundo digital, diferente do mundo físico, em que as pessoas já se acostumaram a tomar cuidados com carteiras, pertences e celulares. É preciso ter a mesma conduta para o mundo digital.
Veja dicas para compras seguras:
1) Na internet:
- Sempre desconfie de links encaminhados via WhatsApp ou SMS; na dúvida, entre em contato direto com os canais oficiais de seu banco.
- Fique atento às ofertas, duvide de valores muito abaixo do mercado.
- Acompanhe as compras realizadas pelo aplicativo do cartão, e caso desconheça alguma transação, bloqueie-a e entre em contato com a administradora.
- Nunca clique nos links de promoções vantajosas demais. Para ver a oferta, acesse o site oficial da loja digitando o endereço dela diretamente na barra do navegador.
- Nunca cliquem em “SIM” para gravar sua senha em sites, aplicativos ou em seu navegador.
- Ao pagar com boleto, Pix ou transferências sempre confira se o nome do beneficiário é de quem realmente deve receber o valor.
- Não selecione a opção “salvar dados do cartão” para utilizar em compras futuras.
- Dê preferência para o uso do cartão virtual para as compras online.
- Sempre pesquise nos sites a reputação de lojas e de vendedores e confira comentários feitos em vendas de outros compradores.
- O cadeado HTTPS atesta que determinado site é seguro. O ícone indica que as comunicações entre a página e o dispositivo do usuário estão protegidas por criptografia, o que garante segurança na troca de dados.
- Caso receba uma ligação, desligue e procure o gerente de sua conta imediatamente, de preferência, em outro aparelho de telefone. Lembre-se de que o banco nunca pede seus dados por telefone.
2) Em lojas físicas:
- Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa, sempre confira o valor antes de digitar a senha e proteja o código de segurança.
- Sempre peça o comprovante impresso.
- Se o cartão não passar de primeira, redobre a atenção: não deixe que o levem para longe de você para passar em outra máquina e acompanhe de perto a 2ª tentativa.
- Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu.
- Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão.
- Ao utilizar o QR Code para pagamento, confira se o destinatário da transação é o beneficiário correto.
Fonte: Febraban
Comments